Exercícios de Botânica - Fotossíntese


1. (IFPE) As clorofilas a (α) e b (β), contidas no interior dos plastos, são responsáveis pela absorção de energia luminosa utilizada na fotossíntese. A análise do gráfico abaixo, que representa o espectro de absorção de luz por essas duas formas de clorofila, permite-nos concluir que


I. os plastos mais importantes para a fotossíntese são os cloroplastos, que são verdes por absorverem com maior intensidade esse comprimento de onda.
II. os cloroplastos são os mais importantes para a fotossíntese e os comprimentos de onda que mais fornecem energia para o processo são o vermelho e o azul.
III. o gráfico mostra que a absorção de luz pela planta se dá de forma semelhante, tanto pela clorofila a como pela clorofila b.
IV. laranja, amarelo e verde são os comprimentos de onda com menores taxas de absorção e, portanto, os que são mais refletidos e menos utilizados pela planta.
Estão corretas, apenas: 
a) I, II e III
b) II, III e IV
c) I, III e IV
d) II e IV
e) III e IV

2. (UFPR) Estudando dois processos bioquímicos realizados por uma determinada planta, um pesquisador obteve os resultados registrados no gráfico abaixo.
Com base nesse gráfico e no conhecimento sobre o assunto, é correto afirmar:
(01) Resultados semelhantes poderiam ser obtidos se a pesquisa fosse realizada com arqueobactérias ou organismos animais.
(02) A organela envolvida no processo da fotossíntese em células vegetais está igualmente presente nas cianobactérias (cianofíceas).
(04) No ponto A, a planta produz menos glicose pela fotossíntese do que a que consome na respiração celular.
(08) Na intensidade luminosa B, a quantidade de CO2 eliminada na respiração celular é igual à consumida pela fotossíntese.
(16) A partir do ponto B, a planta tem condições de armazenar reservas energéticas.
(32) Sob intensidade luminosa elevada, a planta libera menos CO2 do que consome e capta mais CO2 do que produz.
(64) Se a intensidade luminosa correspondente ao ponto C fosse mantida constante, um decréscimo de concentração de CO2 no ambiente provocaria um
aumento na taxa de fotossíntese.

3. (UFPR) A fotossíntese é o processo nutritivo mais importante para os seres vivos e consiste na conversão da energia luminosa em energia química. Um pesquisador mediu a velocidade desse processo numa planta (expressa em mm3 de O2 liberado / hora / cm2 de folhas), e os resultados estão representados no gráfico abaixo. Nessa experiência, a concentração de dióxido de carbono (CO2) e a temperatura foram mantidas constantes.






Se o pesquisador, num segundo experimento, quisesse aumentar a velocidade da fotossíntese, ele deveria:
a) Aumentar a concentração de CO2 e manter a temperatura constante.
b) Diminuir a temperatura e diminuir a taxa de CO2.
c) Aumentar a intensidade luminosa e manter a taxa de CO2.
d) Diminuir a temperatura e manter a taxa de CO2 constante.
e) Diminuir a umidade do solo e aumentar a umidade do ar.

4. A fotossíntese é um processo composto por duas séries de reações químicas. Uma delas é dependente de luz e se chama “reações de claro”, enquanto a outra independe de luz sendo por isso chamada “reações de escuro”.
A figura abaixo resume esses fenômenos principais da fotossíntese.

As afirmativas abaixo se relacionam a acontecimentos da fotossíntese, representados na figura acima:
I. As setas nº. 1, 2 e 3 indicam acontecimentos que fazem parte das “reações de claro”.
II. O ATP necessário para a síntese dos açúcares é produzido pelas “reações de escuro”.
III. Sem a presença de luz faltam íons hidrogênio para a síntese de açúcares;
IV. A luz solar é necessária para as reações identificadas pelos nº. 4 e 5.
V. O desmatamento indiscriminado compromete, principalmente, a retirada do CO2 atmosféricos, que é utilizado nas “reações de escuro”.
VI. O “efeito estufa” causado pelo desmatamento, origina-se da redução na liberação de oxigênio, resultante das “reações de claro”.
Com base na análise da figura e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa cujas afirmativas estão corretas:
a) I, V e VI
b) II, III e IV
c) III, IV e VI
d) I, III e V

5. (PUCSP) A água é transportada por vasos lenhosos até a folha e, nas células desse órgão, fornece hidrogênio para a realização de um processo bioquímico, por meio do qual é produzido um gás que poderá ser eliminado para o ambiente e também participar de outro processo bioquímico naquelas mesmas células.
A estrutura que NÃO tem associação com a descrição é
a) cloroplasto.
b) mitocôndria.
c) floema.
d) xilema.
e) estômato.

6. (UFPR) Considere o seguinte experimento: duas plantas cresceram em ambientes completamente isolados. A planta A cresceu com suprimento de dióxido de carbono normal, mas foi regada com água contendo átomos de oxigênio radioativo. A planta B desenvolveu-se com suprimento de água normal, mas numa atmosfera com dióxido de carbono que continha átomos de oxigênio radioativo. Cada planta cresceu realizando fotossíntese. Foram então analisados, para detecção de radioatividade, o oxigênio da atmosfera e os açúcares das plantas. Em qual sistema (A ou B) será encontrado oxigênio radioativo e em qual será encontrado o açúcar radioativo? Explique suas escolhas.
                           Reação simplificada da fotossíntese:
         Dióxido de carbono + água + luz           açúcar + oxigênio


7. Para a realização da fotossíntese, as plantas absorvem a luz do sol de comprimento de onda entre 400 e 700 nanômetros. Essa absorção é feita na maioria dos casos por meio de pigmentos de clorofila. Na figura é mostrado o percentual de luz absorvido pela clorofila a de uma planta e a taxa de fotossíntese dessa planta, que é proporcional à quantidade de luz absorvida.
Na figura, duas setas indicam dois pontos onde ocorre um aumento da taxa de fotossíntese fora de correspondência com a taxa de absorção da clorofila a.


 
Como pode ser explicado o aumento da taxa de fotossíntese nos pontos indicados pelas setas?

8. Observando-se as reações de uma planta à iluminação, em condições experimentais, foi possível construir um gráfico, onde a linha pontilhada representa a respiração e a linha cheia, a fotossíntese.

De acordo com a análise do gráfico, o que pode acontecer com a planta se ela se mantiver nessa situação?

GABARITO
1.            B
2.            28
3.            A
4.            D
5.            C
6. No sistema A encontra-se o oxigênio radioativo, pois o oxigênio (O2) se origina da fotólise da água que ocorre na fase clara da fotossíntese.
O açúcar radioativo e encontra no recipiente B, pois o dióxido de carbono (CO2) é absorvido e passa por um conjunto de reações químicas, que recebem os hidrogênios do NADPH. A finalidade dessas reações é a formação da glicose e novas moléculas de água.
7. Além da clorofila a as plantas possuem a clorofila b, cujos máximos de absorção da luz do Sol ocorrem nos comprimentos de onda 450 a 500 nm e 625 a 650 nm.
8. Segundo o gráfico, o consumo de glicose é maior que a produção desse carboidrato. Por isso, a planta vai definhar-se e morrer, por falta de alimento disponível.







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